
HISTÓRIA
A Federação Pernambucana de Basketball (FPB) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos e foi fundada no Recife em 22 de novembro de 1955, pelo Clube Náutico Capibaribe, Sport Club do Recife, Jet Clube do Recife, Clube Esportivo Almirante Barroso, America Futebol Clube, Estudante Futebol Clube, Atlético Clube de Amadores, Clube Sargento Volff e Liga Olindense de Desportos e teve como fundadores Srs. Heleno José de Freitas, Nilton Agra Galvão, Rubens Rodrigues Moreira, Laival Vasconcelos, Alfredo Craveiro, Amadeu Dias, Antonio Pinto Ramalho e Ubiratan de Castro e Silva .
O BASQUETE EM PERNAMBUCO
O basquete em Pernambuco teve inicio na década de 20 na cidade de Limoeiro, o 1º jogo foi realizado no Colombo Esporte Clube no dia 19 de setembro de 1921; Segundo o jornal a Província, com as equipes do Dr. Borges de Souza e o Sr. Armando dos Santos. Em Recife foi introduzida pela associação cristã de moços, a primeira quadra foi construída pela Polícia Militar, no Derby em 1927, depois vieram às quadras dos colégios, todas em saibro. Na década de 40 surgiram as primeiras quadras cobertas, Colégio Ateneu, Padre Abranches, Aprendizes de Marinheiro (1948), Sport (1953).
Em 1937 surgiram muitos clubes, mas só em 1940 se desenvolveu propriamente dito a prática do basquete, o Clube Flamengo, Associação Suburbana de Esportes Terrestre, Great Westerm, Trammay, Náutico, Sport, CPOR Barroso, Uracam. Polosi foi o introdutor em Recife do Basquete na década de 50, Antônio Serrano no Náutico foi o seu maior incentivador, também se destacaram Baby Rosa Borges, Filito Cunha Barreto e José Morais entre outros.
Na arbitragem em 1956, Nilton Agra e Marlúcio Ferreira se destacaram nacionalmente e internacionalmente participando de três campeonatos mundiais e dois Pan Americanos. Em 1960 o Clube Português armou uma equipe feminina fortíssima com os professores Carlos Laranjeiras e Thomas Haropp, conquistando o ENEA Campeonato de 1969 até 1977, no ano de 1968 até 1979 o Sport Club do Recife conquistou o título de DUO DECA campeonato adulto masculino.
A maior escola foi o campeonato estudantil, onde os Colégios Nóbrega, Marista, Ginásio Pernambucano, Carneiro Leão, Leão XIII, Salesiano e Vera Cruz. Em 1972 – Seleção Pernambucana Estudantil sagrou-se Campeã Brasileira Escolar (Maceió). 1973 – Vice-campeão Brasileiro seleção Juvenil (Fortaleza) 1973 – Campeão Brasileiro Juvenil de clubes (Sport) em São Paulo 1974 – Bi-campeão Brasileiro Juvenil de Clubes (Sport) em Jundiaí 1977 – Vice-campeão Brasileiro seleção Universitária em Natal 1979 – Campeão Brasileiro Feminino Universitário em Campinas 1980 – Vice-campeão Brasileiro seleção juvenil em Florianópolis
Nosso time

claudio marcos monteiro da silva

carmen heliany cordeiro leal

Antonio bozza
SECRETÁRIO GERAL
PRESIDENTE

Ana paula
balbino
DIRETORIA
FINANCEIRA

eDUARDO
MELO
PRESIDENTE DE COMISSÃO DE ÁRBITRAGEM


VICTOR
MARINHO
FABRÍCIO
SANTOS
VICE-PRESIDENTE
COORDENADOR BASQUETE 3X3
VICE- PRESIDENTE DE COMISSÃO DE ÁRBITRAGEM